As férias estão chegando e por isso é muito comum que as crianças e adolescentes viajem para descansar e visitar parentes e amigos nesse período, mesmo que os pais não possam ir juntos. No entanto, antes de começar a planejar essa viagem, é importante que você saiba o que fazer para seu filho viajar sozinho de avião, pois existem algumas regras que devem ser seguidas.

Se você ainda não sabe o que é necessário para essa viagem, você está no artigo certo, continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir!

Quem pode viajar sozinho?

Muitos pais ficam em dúvida se o seu filho pode ou não viajar sozinho, e a resposta irá variar conforme a idade deles. No Brasil, as crianças que possuem menos de 5 anos completos não podem viajar sozinhas, nem mesmo com autorização dos pais. Nesses casos é necessário que ela esteja com um acompanhante legal ou com algum parente de primeiro grau para fazer a viagem.

Os filhos com idade entre 5 e 12 anos incompletos poderão viajar de avião sozinhos, no entanto, eles deverão contratar um serviço de menor desacompanhado. Esse serviço é disponibilizado pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. Também será necessário que a criança tenha uma autorização da vara da infância e da juventude do seu município para que ela consiga realizar a viagem.  Nesses casos, ter uma certidão de nascimento online junto as autorizações pode ser excelente para facilitar o embarque da criança.

Já os adolescentes que possuem entre 16 e 18 anos incompletos podem viajar sozinhos sem nenhum problema, desde que tenha os documentos pessoais em mãos.

O que precisa?

Se o seu filho vai fazer uma viagem sozinho é importante que ele possua vários documentos em mãos para não ter nenhum problema durante a viagem. Mas é importante ressaltar que os documentos exigidos irão variar conforme a idade do seu filho, mas é necessário que eles tenham um documento oficial com foto, certidão de nascimento e autorizações, quando necessário.

Quando custa o serviço de menor desacompanhado?

O preço do serviço de menor desacompanhado irá variar conforme a companhia aérea que o seu filho irá viajar. A seguir eu separei o preço cobrado pelas principais companhias, confira!

Azul

A empresa não transporta crianças de 0 a 4 anos sem acompanhantes, já as crianças entre 5 e 12 anos devem pagar uma taxa de 200,00 para o serviço de menor desacompanhado. Crianças com idade entre 12 e 16 anos não são obrigadas a contratar o serviço.

Latam

As crianças que possuem idade entre 8 e 11 anos precisam ter o serviço de menor desacompanhado, que possui o valor de 149,00. Já as crianças de 12 a 16 anos não são obrigadas a contratar o serviço.

Gol

Para que as crianças que possuem entre 5 e 11 anos possam viajar sozinhas nos aviões da Gol é necessário contratar o serviço de menor desacompanhado no valor de 149,00. Já os adolescentes com idade entre 12 e 16 anos não precisam contratar o serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *