5 motivos para ir ao ginecologista hoje mesmo

Já parou para pensar quando foi a última vez que fez uma visita ao ginecologista Manaus? Se você se consulta de tempos em tempos ou é do tipo que consulta apenas quando sente alguma dor? Existem muitas dúvidas e questões que as mulheres não sabem sobre a sua saúde íntima.

A ginecologia é uma das modalidades médicas em que a paciente não deve esperar estar doente para passar por uma consulta, visto que os exames ginecológicos devem ser feitos rotineiramente, conseguindo preservar a saúde da mulher. Assim, se ainda não fez o seu check-up, é a hora de marcar.

Importância de consultar com um ginecologista

As mulheres precisam ter melhores esclarecimentos sobre a importância de realizar uma avaliação e exame ginecológico com maior frequência, obtendo melhores orientações sobre as principais doenças ginecológicas. Do mesmo jeito, é muito importante ter acesso a um bom atendimento médico. Caso contrário, as mulheres não têm uma oportunidade de serem avaliadas e atendidas, correndo o risco de não tratar uma doença com antecedência.

Exames preventivos

Toda mulher precisa frequentar o ginecologista para realizar exames preventivos todos os dias, realizando Papanicolau, transvaginal e ultrassom de mamas. Existem também alguns exames específicos para diferentes idades, como a mamografia para quem passou dos 40 e a Densitometria Óssea depois dos 50. Esses exames são fundamentais para detectar algum problema com antecedência e realizar os tratamentos.

Alterações comportamentais

A menstruação é algo que faz parte do nosso corpo, porém, algumas mudanças de comportamento antes desse momento podem indicar que algo está errado. Isso pode impedir a mulher de ter um relacionamento mais agradável com as pessoas ao seu redor.

Se está pensando em engravidar, é preciso ter um acompanhamento de 3 meses antes de começar as tentativas. Isso acontece porque existem orientações importantes para ter uma gravidez saudável, sem doenças, contando com suplementações que vão deixar esse momento ainda mais mágico.

Vida sexual

As mulheres que acabam de começar a ter uma vida sexual precisam também se consultar com um ginecologista para verificar se estão usando um bom método contraceptivo, além de realizar a coleta de Papanicolau, conversar sobre os métodos de prevenção de doenças, entre outros.

Métodos contraceptivos

Por falar nesse assunto, nem sempre o que uma amiga sua usa, vai ser a melhor indicação para o seu caso. Hoje existem diversos modelos de métodos contraceptivos, podendo ser injetáveis, pílulas orais, SIU, DIU, implante hormonal, entre outros. Então, é a hora de consultar o ginecologista para saber qual a melhor opção para o seu caso.

Menopausa e climatério

Esse é um dos termos para designar a mulher que está há mais de um ano sem ter sangramentos e para o período que vem antes dessa fase. É muito comum que as mulheres tenham sintomas como secura vaginal, calores em excesso, diminuição da libido, irritabilidade, por conta das diversas alterações hormonais desse momento. Assim, é muito importante consultar o seu ginecologista para saber que alterações estão acontecendo e ter o diagnóstico correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *