Como conseguir Desconto em Viagens com Carteirinha de Estudante

Como conseguir Desconto em Viagens com Carteirinha de Estudante (foto: internet)

O dia a dia dos estudantes é atribulado e repleto de responsabilidades, ainda que nem todos eles se esforcem tanto quanto deveriam. Em contrapartida, há quem percorra longos trajetos tendo como objetivo principal estudar. E nisso a carteirinha de estudante pode ajudar.

Há divergências nas determinações legais a nível nacional sobre passe livre ou meia passagem para alunos da rede pública e privada. Somente quem tem baixa renda comprovada recebe prioridade. Mesmo assim, municípios e estados têm leis próprias que contemplam os demais estudantes.

Vamos ver a seguir 3 casos em que a carteirinha de estudante pode ser usada para conseguir desconto em viagens, sejam elas curtas ou mais extensas. Confira logo na sequência!

Desconto em passagens municipais

Muitos alunos usam o transporte público coletivo. Devido à frequência das viagens urbanas, muitos municípios determinam desconto de até 50% e, em alguns estados, encontramos cidades com passe livre para os estudantes.

Como conseguir Desconto em Viagens com Carteirinha de Estudante (foto: internet)
Como conseguir Desconto em Viagens com Carteirinha de Estudante (foto: internet)

Como as regras variam de lugar para lugar, recomenda-se pesquisar os pré-requisitos. Além disso, é fundamental manter a carteirinha de estudante com a renovação anual em dia e usar o uniforme escolar no trajeto entre casa e escola.

Desconto em passagens intermunicipais e interestaduais

Mais uma vez, devido a normatizações estaduais ou a parcerias entre prefeituras de cidades próximas, os estudantes que apresentam a carteirinha em viagens intermunicipais e interestaduais conseguem abatimentos expressivos no valor do ticket.

Essa é uma excelente medida que contempla principalmente os secundaristas e universitários. Qualquer economia que ajude os jovens já ajuda e é bem-vinda, não é mesmo?

Grandes portais de aquisição de passagens de ônibus, como o rodoviáriaonline.com.br, aceitam a carteirinha de estudante internacional (ISIC) para oferecer um desconto padrão de 10%. A boa notícia é que essa vantagem se aplica não somente para o trajeto escolar mas também para viagens de férias ou a passeio.

Pouca gente sabe, mas é possível obter a carteirinha estudantil desde a educação infantil. Porém, no caso da versão internacional é estabelecida a emissão a partir do ensino fundamental, com idade mínima de 12 anos de idade. Em ambos os casos o documento pode ser renovado até a conclusão dos cursos universitários e extensões (pós, mestrado e doutorado).

Desconto em passagens internacionais

Quem vai fazer intercâmbio ou viajar para outro país, independentemente do objetivo, consegue descontos em diversas empresas de aviação com a apresentação da carteirinha de estudante internacional. Normalmente, a maneira mais fácil de conseguir essa barganha é comprando as passagens em agências de intercâmbio.

O percentual do desconto em viagens com carteirinha de estudante varia bastante. Em média, é possível garantir até 25% de abatimento. Diante dos valores mais elevados que as passagens aéreas têm, qualquer ajuda já compensa.

Com essas dicas para obter descontos usando a carteirinha de estudante nas suas viagens, você certamente pode programar as próximas viagens com mais tranquilidade. Vale a pena conferir os sites das empresas e ver se há uma política de descontos desse tipo.

Depois é só arrumar as malas e boa viagem!