Quando começamos a viajar por destinos de praia com o Nordeste brasileiro, o Caribe e litorais como o paulista, o catarinense e o fluminense, uma das tarefas mais difíceis é classificar as praias.

É uma sequências de praias lindas, cada região com as suas características, mas todas são pequenos pedaços do paraíso na terra. E quando chega no Rio de Janeiro, uma das cidades mais conhecidas por suas praias no mundo, a tarefa fica ainda mais difícil.

Mas eu aceitei este desafio – que eu mesmo criei – e escolhi as melhores praias do Rio de Janeiro. Tem beleza para todos os gostos!

A lista está fora de ordem de preferência – aí já é um segundo desafio que eu preferi deixar para outra ocasião!

01 – Praia de Ipanema

Impossível falar de praias lindas no Rio de Janeiro e não falar de Ipanema. Ela fica no bairro do mesmo nome, na Zona Sul da cidade e é uma das mais frequentadas nas épocas turísticas.

A um quarteirão da praia, em um bar de esquina, nasceu a canção brasileira mais famosa de todos os tempos e uma das mais gravadas e executadas da história da música: Garota de Ipanema, de Vinicius de Morais e Tom Jobim.

A convivência é totalmente democrática: pessoas de todas as regiões e classes sociais, ambulantes vendendo desde comidas gostosas até cangas e artesanato, barracas, pessoas se bronzeando e várias atividades esportivas, sendo duas crescidas na região, o frescobol e o futevôlei.

Curta uma caminhada ou corrida pelo calçadão fechado para veículos aos domingos e o pôr-do-sol maravilhoso, digno de aplausos!

02 – Praia de Grumari

Esta praia paradisíaca fica na Zona Oeste, a uma boa distância da última praia mais movimentada que é a da Barra da Tijuca.

Grumarei é especialmente bela por ainda ter a característica selvagem; ela fica em uma área de preservação ambiental com o acesso restrito. Isto torna ela sem interferências urbanas e disponível para cair em suas ondas ou apenas aprecia-las.

Também é a praia dos surfistas com um mar de ondas altas. Tem a área de morros e da vegetação de restinga. É imperdível e o caminho até lá também é!

03 – Praia de Copacabana

A praia mais famosa do mundo não poderia ficar de fora, não é mesmo?

Copacabana é superlativa em tudo: na extensão, no movimento de banhistas e de turistas e nas suas belezas. Ali também acontecem os grandes eventos de esportes de areia, incluindo uma grande arena instalada durante as Olimpíadas em 2016.

É a praia para quem quer agito, muita movimentação e uma grande e animada feira de artesanato e lembranças todas as noites. A orla tem diversos quiosques servindo as mais diferentes comidas e bebidas.

Na Praia de Copacabana ocorre o maior espetáculo de Réveillon do mundo, com milhões de pessoas concentradas. E ainda com tanta beleza natural, é ou não superlativa?

04 – Praia de Itacoatiara

Atravessando a ponte que une Rio de Janeiro e Niterói e a poucos quilômetros do centro, está a praia preferida dos surfistas, com suas ondas perfeitas.

Não é por acaso que ali acontecem campeonatos de surf e body board durante todo o ano, o mar é agitado mas também é frequentada por famílias para curtir o visual maravilhoso e a música ao vivo às sextas e sábados.

05 – Praia do Leblon

A Praia do Leblon é vizinha de Ipanema e também fica em um bairro que leva o mesmo nome, em uma área nobre da cidade.

Mais tranquila em termos de agito e com águas mais calmas, e perfeita para famílias, grupos de amigos e turistas, ela possui uma infraestrutura ótima no entorno – quiosques, restaurantes, bares e lojas de alto nível. É muito frequentada por moradores do bairro.

Nela pode ter a vista inesquecível do Morro Dois Irmãos e do Pão de Açúcar. São atrações que ficam especialmente belas no entardecer. Vá sem hora pra ir embora!

Gostou dessas praias? Que tal morar em uma delas? Com o apartamentos Leblon você consegue realizar esse sonho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *