Conheça o estádio sede de um dos maiores times do Brasil!


Ter um estádio próprio é a vontade da maioria dos times de futebol, os grandes clubes do país possuem seus próprios estádios ou tem a concessão de uso de grandes locais, como é o caso do Cruzeiro com o Mineirão, onde existe um contrato em que os jogos onde o time for o mandante serão realizados neste estádio em Belo Horizonte.

Mas alguns times, mesmo sendo grandes ainda estão na luta pelo seu próprio estádio, como é o caso do Flamengo, que atualmente divide a concessão do Maracanã com o Fluminense.

Mas até para proporcionar um lugar melhor para treino dos jogadores do Fla o clube possui também o estádio da Gávea e é dele que vamos falar agora.

Onde fica o Estádio da Gávea

O nome pode até parecer autoexplicativo, mas o estádio do Flamengo não fica no bairro da Gávea, mas sim no Leblon, zona nobre do Rio de Janeiro. O nome se deve ao fato de que na época da doação do terreno ele ficava em um antigo bairro conhecido como Freguesia da Gávea, mas que hoje em dia integra o Leblon.

Apesar disso o nome acabou pegando e é como ele é conhecido até hoje, já que é mais popular do que o verdadeiro nome, Estádio José Bastos Padilha.

Jogos no Estádio da Gávea

Desde a sua construção em 1931 até o ano de 1994 o Estádio da Gávea era o oficial do Flamengo. De 1994 em diante, já com uma capacidade para 25 mil pessoas o estádio passou a receber apenas partidas do Flamengo com clubes menores, enquanto os grandes clássicos passaram a serem realizados no Maracanã.

Porém, em 1997 foi feito o último jogo oficial do Fla no estádio da Gávea, uma partida contra o Americano que acabou em 3X0 para os donos da casa.

Desde então todas as partidas com mando de campo do Flamengo são realizadas no Maracanã, onde divide a cessão de uso com o seu maior rival, o Fluminense.

Construção de novo estádio próprio

No começo de 2019 surgiram rumores de que o Flamengo já estava em busca de um local para construir o seu próximo estádio sede, para assim parar de usar o Maracanã para as partidas que sediar, devido as condições do famoso estádio de futebol.

Porém, as negociações para a construção desse estádio foram adiadas pelos próximos 3 anos, devido o contrato com o Maracanã ter sido estendido.

Por enquanto o clube não está pensando em uma construção imediata, mas também não descarta que esteja como projeto em seus planos para os próximos anos.

Enquanto isso o Estádio da Gávea é utilizado pelas categorias de base e em eventos especiais, como foi o caso quando um público com mais de 20 mil pessoas encheu o estádio na apresentação de Ronaldinho Gaúcho como jogador do Flamengo