Melhores dicas para combinar cores na decoração da sua sala de estar

Nem sempre é uma tarefa fácil escolher as cores certas para fazer uma combinação bonita em um ambiente. E se tratando da sala de estar, que é o cômodo principal da casa, algumas pessoas acabam por prezar ainda mais pela aparência da decoração.

E, de fato, ter conhecimento sobre combinação de cores é importante desde o momento de escolher modelos de capas para sofá retrátil, até definir quais serão as decorações. Então se você deseja aprender sobre esse mundo para deixar sua sala de estar linda, continue lendo a seguir,

A combinação de cores e o círculo cromático

O círculo cromático é o principal instrumento se tratando de cores. 

No centro dele, estão as três cores primárias. que são: azul, amarelo e vermelho, e suas combinações resultam nas três cores secundárias: laranja, verde e roxo, cujas variações de tons resultam no círculo das seis cores terciárias, que neste caso podem ter uma vários outros subtons. 

Temperatura das cores

Uma boa maneira para começar a combinar fazer combinações, é interpretar as cores do círculo cromático por meio das temperaturas de cada cor. Para isso, considera-se a capacidade das cores de parecer frias ou quentes, classificando-as nessas duas categorias. 

Essa divisão é feita através de uma linha vertical que deve passar pelas cores amarela e violeta e dividir o círculo cromático em duas partes correspondentes às cores frias e quentes.

Segundo a teoria do psicólogo alemão Wilhelm Wundt, que explica que as cores são capazes de transmitir sentimentos e emoções, as cores quentes, que vão dos tons amarelados aos violeta e passam pelos tons laranja e vermelhos, são psicologicamente dinâmicas e estimulantes, bem como a luz do sol e o fogo, que insinuam excitação, vitalidade, alegria e movimento, tendem a parecer mais perto, aproximam; por isso, transmitem sentimentos alegres  abrasadores.

As cores frias, por suas vezes, que são característica dos tons azuis e verdes, podem ser associadas à água, ao gelo e à distância; são vistos como tons suaves e estáticos; têm a capacidade de transmitir sensações de frieza, tranquilidade e distanciamento. 

Combinações de cores

Existem técnicas com base no conhecimento na teoria das cores para combinar cores utilizando o círculo cromático. Sendo elas:

Monocromáticas

Como o próprio termo diz, significa escolher uma única cor e trabalhar com seus tons. 

Um ótimo caminho é escolher um elemento ou uma parede de tom escuro e compor com móveis e objetos de tons mais claros.

Análogas

Três cores próximas no círculo cromático resultam em um conjunto de tons suaves, pois não geram contraste. 

Esses conjuntos de cores são frequentemente encontrados na natureza, como em árvores no outono, e por isso passam uma sensação de harmonia.

Complementares 

Duas cores opostas dentro do círculo cromático compõem uma dupla de muito contraste. Por se tratar de uma quente e a outra fria, podem chamar bem mais atenção. 

Esse conjunto pode ser usado, como um guia para os elementos de decoração da sala de estar, para dar o toque de cor de uma maneira leve ou mais impactante.

Tríade ou trio harmônico

São as cores que formam um triângulo equilátero no círculo cromático.

O triângulo das cores primárias (azul, amarelo e vermelho) é  sua versão mais clássica. 

Ele é ótimo para trazer mais alegria e movimento ao espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *