Criar um quarto de criança pode ser um desafio para aqueles que nunca passaram pela experiência de ter uma criança em casa. Se você vai receber uma criança em sua casa e deseja algumas dicas para criar o quarto ideal, estar lendo o artigo certo.

Existe uma infinidade de coisas que você pode colocar em um quarto de criança, mas também é preciso ficar atento ao que pode trazer risco para o pequenino. É preciso ter em mente que o quarto vai ser a fortaleza da criança, a sua casinha.

Além disso, esse ambiente pode ser muito mais que um quarto, sendo também o playground e uma pequena biblioteca. Veja agora algumas dicas para criar um quarto de criança.

Dê atenção à segurança

Ao escolher alguns móveis, dê preferência aos que têm pontas redondas, para evitar acidentes com as pontas. Se você mora em apartamento, lembre-se de colocar as redes de proteção nas janelas.

Também prefira colocar móveis numa altura que seja acessível para a criança, assim você evita que ela se acidente ao tentar subir para pegar algo. Também não descuide das tomadas, colocando os protetores devidos.    

Deixe os eletrônicos de fora

Na era da tecnologia, é cada vez mais comum vermos crianças bem pequenas viciadas em dispositivos eletrônicos. Então, ao criar o quarto procure deixar os eletrônicos de fora, mantendo esses dispositivos eletrônicos bem longe. Esses aparelhos atrapalham o sono da criança e ainda dificulta na aprendizagem.

Estimule o senso de organização

Para estimular o senso de organização utilize uma mesa no cantinho do quarto ou uma escrivaninha e até mesmo nichos nas paredes. Todos esses objetos vão servir para guardar brinquedos, canetas e papéis que geralmente costuma ficar espalhados pelo quarto.

Você também pode colocar em um quarto de criança pequenos baús coloridos para guardar diversos brinquedos, porém, esses objetos precisam estar sempre encostados a paredes e nunca no centro do quarto, para evitar acidentes.

Se preferir, escolha um armário com puxadores no formato de bichinhos para ser usado para guardar brinquedos ou materiais escolares.

Invista no colorido

Quarto de criança precisa ser colorido, assim sendo, você pode a imaginação para deixar o ambiente o mais divertido possível. Começando pelas paredes, você pode pintar com alguns tons de cores ou usar papel de parede.

Você também pode usar tatames Eva coloridos no centro do quarto e almofadas coloridas na cama. Esses pequenos objetos coloridos darão o ar de diversão nesse ambiente, mas cuidado para não exagerar e deixar tudo colorido demais.

Ao optar por usar esses objetos coloridos, utilize o restante em tons claros para fazer o contraste e deixar o local aconchegante.

Crie o cantinho da leitura

É muito importante que ao criar um quarto de criança você estimule a leitura e ao aprendizado, por criar o cantinho da leitura. Esse cantinho é como se fosse o local de estudar e fazer as tarefas escolares.

Para criar o cantinho da leitura você pode escolher um local do quarto e colocar algumas prateleiras ou nichos de parede que servirão para guardar livros e cadernos. Além disso, coloque uma mesa com umas duas cadeiras no mínimo, assim, ao receber visitas ele poderá se divertir lendo com algum coleguinha.

Seja criativo

É preciso ser criativo para criar um quarto de criança, dando atenção a pequenos detalhes e a pequenos objetos que farão a diferença nesse ambiente. E se o quarto for pequeno demais, é necessário usar a criatividade para adaptá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *