4 dicas para fazer Funcional em casa!


Todos os dias, milhões de pessoas buscam academias e práticas esportivas para melhorar suas condições de saúde, deixar o corpo mais bonito e ganhar qualidade de vida.

Mas a vida moderna e corrida muitas vezes atrapalha a rotina; aquelas reuniões que vão noite adentro, viagens que nos deixam longe por dias ou semanas e, muitas vezes, não temos nem tempo nem academia perto do hotel para compensar.

Para manter os cuidados com a saúde, apesar de todos os obstáculos externos, muitas pessoas investem no Treino Funcional em casa. Você já ouviu falar?

Pode ser uma ótima opção para não perder contato com a atividade física, quando não podemos ir a academia. Vamos falar de 4 dicas para Funcional em casa e manter a saúde!

Você sabe o que é o Treino Funcional?

É um programa de treinamento físico composto de uma série de exercícios que podem ser feitos em casa e representam os diversos movimentos que fazemos no dia a dia, potencializando as habilidades corporais

Outro objetivo importante com o Treino Funcional é que cada grupo muscular seja estimulado e trabalhado de forma correta para que o uso indevido dele não sobrecarregue outras regiões do corpo, provocando desequilíbrios orgânicos e doenças.

Por exemplo, para um agachamento de rotina, precisamos mover apenas o quadril, mas muitas pessoas acabam movimentando a região lombar por erros de postura ou porque o quadril não está desenvolvido o suficiente para ser estimulado sozinho e evitar que a lombar seja indevidamente usada.

Desta forma, o Funcional provê mais agilidade, força, resistência, flexibilidade e estimula a coordenação motora.

Como é feito o Treino Funcional?

Através de um circuito de exercícios, muitos dos quais usando pequenos objetos como bolas, pesos, cabos e outros, conforme os trabalhos definidos.

Os movimentos simulam atividades rotineiras para as quais precisamos de condicionamento físico, como agachar, carregar pesos diversos, alongar para alcançar lugares altos, empurrar objetos grandes.

Também objetivam trabalhar todas as regiões do corpo, na ideia de que sempre precisamos que todas estejam condicionadas para os diversos movimentos que fazendo.

4 dicas para fazer o Funcional em casa

01 – Cuide da alimentação

Uma alimentação adequada e saudável é fundamental para os ganhos com o Funcional, especialmente em casa, onde estamos sempre tentadas a sair da linha.

Uma salada de frutas com granola e mel antes do treino e um legumes, verduras, arroz integral e filé de frango ou de peixe grelhado são ótimas opções para manter os objetivos do programa e potencializar os ganhos.

02 – Tenha uma rotina de horário para o seu Funcional em casa

O ambiente de casa naturalmente relaxa as pessoas, sempre achamos que teremos tempo de fazer as coisas e, se precisar, damos uma esticada no horário. Para o Treino Funcional, ou qualquer outra atividade física, isso é um erro.

Se fizermos o Funcional cada dia em um horário diferente, o corpo reagirá e descansará de forma diferente também, perdendo o potencial que a regularidade dá – por exemplo, estar mais disposta de manhã depois de uma boa noite de sono.

03 – Reserve um espaço exclusivo para o seu Treino Funcional em casa

Fazer o Funcional no quarto pode ser perfeito, mas só se ele estiver pronto para o seu treino.

Isto inclui um espaço livre de qualquer objeto que não seja do treino, seguro para não haver acidentes com as peças do Funcional e que não haja trânsito de pessoas. Além de ser refrigerado ou bem ventilado, claro.

04 – Use roupas confortáveis, mas não é pijama

Usar uma roupa que permita os seus movimentos com conforto e sem gerar calor em excesso ajudará muito a trazer os resultados sem sacrifícios.

Mas não é um pijama ou aquelas roupas surradas dos momentos liberdade total em casa. É importante criarmos um clima que se diferencie do conforto do sofá.

Aposte em peças que se encaixem nos seus movimentos. Você vai precisar, por exemplo, de uma calça legging academia, além de outros itens.