Conheça alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças cardíacas


No dia a dia cada vez mais corrido, cheio de compromissos e responsabilidades e ainda com a jornada dupla, de trabalho e casa, a saúde sempre fica sacrificada no meio dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo.

E as doenças do coração não só são as mais frequentes diante de uma dieta desbalanceada, como também são uma das maiores causa de mortes por ano no Brasil.

Consumimos alimentos industrializados, carregados em gorduras saturadas e sal em excesso, provocando um acúmulo de triglicerídeos nas artérias – a verdade bomba armada para as doenças cardíacas, chegando a um ataque cardíaco pelo espessamento das paredes das artérias, prejudicando a circulação sanguínea e, consequentemente, o funcionamento do coração.

Podemos reverter este quadro e prevenir das doenças cardíacas através de uma alimentação saudável e o que é melhor: de forma muito simples, sem grandes investimentos e mudanças drásticas na rotina – exceto, é claro, por arrumar um tempinho na agenda para fazer as refeições de uma forma tranquila e equilibrada!

Conheça alguns alimentos que ajudam a prevenir doenças cardíacas e dê um verdadeiro salto de qualidade na sua saúde!

01 – Brócolis

O brócolis contém um agente químico – o sulforafano – que tem a capacidade de reduzir o acúmulo de placa de gordura nas artérias. Ele ativa os antioxidantes, com efeito anti-inflamatório.

02 – Chocolate amargo

O cacau, fruto que é matéria-prima do chocolate, é rico em flavonoides, que são antioxidantes que, assim como o sulforafano, impedem a formação de placas de colesterol nas artérias, reduzindo os riscos de doenças cardíacas e melhoram a flexibilidade dos vasos.

Importante ressaltar que a versão amarga é a indicada, por concentrar menos gorduras e açúcar na sua preparação.

03 – Salmão

Este delicioso peixe, que entrou recentemente de forma definitiva no cardápio dos brasileiros – em que pese ainda ter preços altos para se tornar mais rotineiro – é rico em ácidos graxos Ômega 3 que reduzem os níveis de triglicerídeos e controlam os de colesterol no sangue.

A gordura presente no salmão é poli-insaturada ajuda na diminuição da placa. Importante ter cuidado no preparo, prefira o salmão assado ou cozido, evitando frituras.

04 – Café

A bebida mais consumida pelos brasileiros tem diversos benefícios para a saúde, e um deles é prevenir a arteriosclerose. Em recentes estudos, verificou-se o benefício da bebida para impedir o acúmulo do colesterol ruim nas artérias.

Evidentemente o café deve ser combinado com açucares mais saudáveis, como o mascavo e o demerara e evitar o refinado e os adoçantes. E sempre nas menores quantidades possíveis.

05 – Banana

Outro alimento multifuncional. É rica em potássio que contribua para a prevenção de cãibras e contraturas musculares, sendo muito usada por esportistas.

E este mesmo potássio ajuda na manutenção de uma pressão arterial saudável e equilibrando o sódio e a água presentes no organismo.

Você pode contar com o auxílio luxuoso do suplemento Dhea comprar e manter a saúde do seu coração.

06 – Alho

O alho é um dos alimentos mais saudáveis e cumpre um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ele atua fortemente no controle da pressão arterial através de enzimas chamadas angiotensina que também tem ação vasoconstritora.

07 – Lentilha

Ajudam a retirar os riscos de doenças cardiovasculares através da grande quantidade de fibras.

08 – Linhaça

Esta semente ficou conhecida por suas propriedades na regulação do trato intestinal e auxiliar no emagrecimento.

Mas também tem a propriedade de reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e diminuir a formação de placas nas carótidas.