Quais são as vantagens de fazer uma Carta de Crédito?


O primeiro imóvel. O primeiro carro. A viagem dos sonhos. A cirurgia que vai levantar a autoestima. Todos os brasileiros têm, hoje, pelo menos um desses sonhos e buscar juntar suas economias para atingi-lo.

Mas nunca é fácil e nem sempre é possível em um país sempre abalado com crises econômicas, uma das mais altas cargas tributárias do mundo, os juros na estratosfera e o crédito escasso – e caro.

Uma alternativa interessante e eficiente para planejar e assegurar o sonho – ou quem sabe, mais de um – é o Consórcio. É uma modalidade que cresce no Brasil, levado pela mentalidade de poupança e planejamento que os brasileiros vêm assumindo.

E a gente ouve muito falar da Carta de Crédito, que é o cheque do consórcio? Mas você conhece e sabe quais são as vantagens de fazer uma Carta de Crédito?

Vamos falar um pouco a respeito dela, e de como o Consórcio pode mudar a sua vida!

Sorteios: a grande diferença entre Consórcio e Poupança

Mensalmente, existe a Assembleia de Consórcio, onde ocorre o grande diferencial desta modalidade de investimento: o sorteio de uma Carta de Crédito entre os participantes adimplentes.

O contemplado – como chamamos quem é sorteado – terá então o direito de comprar o bem imediatamente, e continuar pagando as parcelas até o final do prazo.

Dependendo do saldo de caixa do grupo, a administradora faz outra contemplação que será para o participante que der o maior lance – quantidade de parcelas que pretende antecipar, partindo da última.

E como fica o bem e o valor dele no Consórcio?

Você define, por exemplo, entrar em um consórcio de veículos no valor de 100.000 reais. Se for um plano de 5 anos, você vai pagar mensalmente 1/60 do valor do bem e receber a Carta de Crédito no final do prazo.

O valor da carta é reajustado mensalmente – assim como as prestações – visando preservar o poder de compra dela.

Carta de Crédito: valor final pago é mais baixo!

No consórcio, pela formação de grupos e a programação de caixa das administradoras, o risco financeiro embutido é muito menor. Portanto, você paga a taxa de administração e o valor final é menor.

Em alguns casos, o total pago em um financiamento de veículos pode ser até 7 vezes maior que o total pago no consórcio. Sem dúvida, para quem quer gastar menos e pode esperar o prazo – e quem sabe ser sorteado antes! – é uma ótima forma de compra parcelada!

Carta de Crédito: mais disciplina e melhor programação de compra!

Por ser um produto financeiro mais barato que os financiamentos, as suas chances de encaixa-lo no orçamento pessoal são bem maiores.

E o fato de poder ser sorteado a qualquer momento cria um comprometimento maior com os pagamentos. Afinal, você sabe que pode estar de carro ou casa nova em meses depois de começar a pagar e não vai querer perder esta oportunidade!

Carta de Crédito: segurança para o comprador e o vendedor!

A Carta de Crédito não é um valor depositado na sua conta; ele é um documento que dá ao vendedor do bem o direito de receber o valor imediatamente, como um cheque administrativo.

Basta negociar e entregar a carta. O vendedor confirmará os dados e receberá assim que der entrada na administradora. Ou seja, você pode negociar um preço à vista!

E com ela, você pode fazer inúmeras coisas como obter veículos, viagens, bens de consumo e um imóvel com carta contemplada imóvel.

Carta de Crédito: permite o planejamento seguro a longo prazo!

Você quer viajar pela Europa daqui a 3 anos, por exemplo?

Com um consórcio – sim, existe os grupos para viagens! – você poupar em um grupo de 2 anos gastando menos e, se não for sorteado antes, recebe a Carta de Crédito e pode comprar a viagem com 1 ano de antecedência, pagando muito menos por ela.

Ou seja, você pode planejar a sua compra.

Carta de Crédito: quem decide o bem é você!

Você pode fazer um consórcio de um imóvel de 500.000 reais, mas se quiser comprar um de 750.000 reais, é só completar a diferença com recursos próprios, saldo do FGTS e até um financiamento imobiliário – a Carta de Crédito tem valor de pagamento à vista.