Vai fazer uma cirurgia bariátrica e precisa perder peso? Veja dicas!


A Cirurgia Bariátrica é uma forma muito eficiente de perder bastante peso e de forma rápida, principalmente para as pessoas que tem obesidade mórbida.

É uma nova fase da vida, poder retomar uma série de atividades que o peso em excesso não nos permite, principalmente os exercícios físicos – e acho que você pensa neles para a nova vida, certo?

Mas vamos ao começo de tudo: é preciso preparar o corpo para uma cirurgia que mexe tanto com processos orgânicos, autoestima e principalmente: ele precisa se acostumar a fazer tudo com dezenas de quilos a menos que serão perdidos progressivamente.

Você vai fazer uma cirurgia bariátrica e precisa perder peso? Vamos falar um pouco sobre o que deve ser feito.

O que é a Cirurgia Bariátrica?

É um procedimento cirúrgico de redução de estômago indicada para pessoas com obesidade mórbida e com complicações graves decorrentes desta obesidade – como a hipertensão e a diabetes, entre muitas outras.

Pode ser feita para pessoas maiores de 18 anos e que tenham o IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 40kg/m2 independente de existência de doenças ou 35kg/m2 se houver as doenças das aqui eu exemplifiquei acima.

Quais os tipos de Cirurgia Bariátrica que existem?

Banda gástrica

Esta sempre é a primeira opção dos médicos, porque é a menos invasiva. É uma cinta colocada em volta do estômago para reduzir o espaço e com isso a saciedade chega mais rápido, o que ajuda a ficar satisfeita e parar de comer.

É o tipo de cirurgia mais rápida, com uma recuperação também e a que reúne menos riscos. Esta cinta pode ser retirada quando a pessoa já tiver atingido a estabilidade de peso, mas é preciso que haja um acompanhamento médico mais intensa para que a pessoa não volte a engordar, porque não adquiriu a disciplina e a consciência suficientes para não depender da cinta.

Gastrectomia vertical

Nesta opção, usada para quem tem obesidade mórbida, parte do estômago é removida. Neste caso o seguimento da dieta é fundamental pois o estômago pode dilatar. Pela retirada de parte do estômago, os riscos são maiores e a recuperação leva uns 6 meses. Por outro lado, o resultado tende a ser mais duradouro.

Gastroplastia endoscópica

Neste caso, o cirurgião faz pontos no estômago em vez de que retirar parte. O espaço também se reduz, a pessoa emagrece, os pontos são retirados e a pessoa então dependerá de toda a disciplina para manter o seu peso.

É indicada para quem consegue manter uma alimentação saudável, porém não consegue emagrecer com dieta e exercícios.

Bypass gástrico

Aqui o método é de reduzir o estômago mas de forma irreversível. E por este motivo, é indicado somente para quem não consegue perder peso pelos outros métodos.

Como perder peso antes da cirurgia bariátrica?

Mas como assim, perder peso para fazer uma cirurgia de perder peso?

Sim, isso é necessário, não tem uma contradição e se exige justamente porque o excesso de peso, às vezes de 3 ou 4 vezes o peso ideal, é um grande obstáculo para o sucesso e para a segurança da cirurgia.

Esta perda de peso antes ajuda a melhor os resultados e principalmente para já trazer a pessoa para o clima de educação alimentar, o que vai ajudar no pós operatório.

Uma semana antes da cirurgia, o paciente seguirá uma dieta totalmente líquida para acelerar a perda. Algumas dicas podem ajudar a ter sucesso nessa fase e assim aumentar a probabilidade da cirurgia ser bem sucedida.

  • Tome bastante água diariamente;
  • Faça refeições a cada 3 ou 4 horas com pequenas quantidades;
  • Reduza as porções das refeições;
  • Mastigue bastante em cada refeição, muito mais do que o habitual;
  • Aproveite para livrar-se de vez dos refrigerantes e do cigarro;
  • Reduza ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Use suplementos naturais para ajudar na perda, como o seca barriga.