Você sabe como evitar as olheiras?

As olheiras são um fantasma eterno para a beleza feminina. Por mais que a gente invista em cosméticos para manter a pele jovial e firme, em produtos para ter cabelos sedosos e saudáveis, lá estão elas quando você se olha no espelho de manhã ou ao final de um dia exaustivo de trabalho.

Desafiando todo o investimento que está à sua volta, dando um efeito de rosto cansado e chamando a atenção quando são muito profundas, as olheiras podem ser evitadas!

E as alternativas são simples, tanto naturalmente em casa quanto através de procedimentos que não são cirúrgicos e invasivos. Você sabe como evitar as olheiras? Separei algumas dicas ótimas para você!

O que são as olheiras?

As olheiras – ou melanose periorbital, como é tecnicamente chamada – são o resultado da maior visibilidade dos pequenos vasos sanguíneos que temos sob a pele abaixo dos olhos, que é extremamente fina quando comparada com a pele de outras partes do rosto.

A cor das olheiras é determinada pela cor da pele: as pessoas de cor clara costumam ter olheiras na cor azul e pessoas as negras na cor verde. E as causas para elas são:

Sono de má qualidade:

Uma noite ruim de sono pode impactar de diversas formas na sua saúde, em especial a da pele. Com uma noite mal dormida, a pele fica sem brilho, o que permite que os vasos sobressaiam sob a pele. A falta de sono também provoca olheiras, pois há acúmulo de líquido na região das pálpebras, elas incham e aumentam a sombra projetada.

Processo de envelhecimento:

É natural, com o passar dos anos, que os ligamentos e músculos que seguram a gordura em todas as partes do corpo comecem a enfraquecer e deixar a pele flácida por este descolamento, e na região das pálpebras isso aparece na forma de olheiras.

Excesso de sal:

O sal provoca desidratação, e o corpo então segura os líquidos que ele ainda possui para manter a hidratação. Esse é o processo de retenção de líquidos, que ocorre em várias partes do corpo – a famosa barriguinha é uma delas – e as olheiras surgem com as bolsas de líquido abaixo dos olhos.

Fumo:

Se você ainda não desistiu deste veneno, agora é o momento. As substâncias tóxicas do fumo matam células saudáveis e impedem a produção de colágeno, que é a proteína essencial para manter o viço e a firmeza da pele.

Você sabe como evitar as olheiras?

01 – Hidratação constante

Da mesma forma que a desidratação pode formar olheiras, a hidratação corporal constante pode evita-las. O ideal é consumir de 2 a 3 litros de água por dia, em intervalos.

Além disto, a água é fundamental para ajudar na eliminação de toxinas presentes nas células, no sangue e nos tecidos, o que ajuda a manter a firmeza e a elasticidade da pele. Os chás de ervas quentes ou frios também ajudam bastante.

02 – Use frequente de protetor solar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o protetor solar deve ser usado constantemente e não apenas na praia ou piscina. Com um fator 30FPS ou superior, ele atua na hidratação da pele e ajuda a prevenir e também tratar das olheiras.

03 – Conheça os procedimentos estéticos

Existem procedimentos estéticos que podem evitar e tratar as olheiras, vale a pena conhecer, não são cirúrgicos nem invasivos!

04 – Tenha um sono com qualidade

É fundamental investir em noites de sono com qualidade e isso vale para benefícios em todo o corpo. Dormir pelo menos 8 horas já é um excelente começo!

Alguns hábitos também são importantes: crie uma rotina de horário, evite bebidas e cafeína pelo menos 6 horas antes de deitar, termine sua refeição 2 horas antes e pare de usar celular, TV e outros eletrônicos pelo menos 1 hora antes (opte por um livro caso tenha dificuldades de pegar no sono).

05 – Consuma mais vitamina C e aminoácidos

O consumo de vitamina C e aminoácidos ajudam o organismo a produzir colágeno, que é fundamental para a qualidade da pele. Morangos, laranjas, pimentas vermelhas, brócolis e couve são alguns exemplos de alimentos, existem muitos outros!